Mobilização Social PARATODOS

LOTERIAS CAIXA E SALA 12 APRESENTAM
PARATODOS

O Filme na sua escola

PARATODOS é mais que um filme, é uma iniciativa! Foi pensado para entrar em cartaz nos cinemas e, ao mesmo tempo, em circuito articulado em escolas públicas pelo país. A ação pretende AMPLIAR a visibilidade dos nossos atletas paralímpicos e ESTIMULAR o diálogo sobre inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em ambientes de formação.

Antes de todas as projeções do filme PARATODOS nas 2 mil escolas beneficiadas pelo nosso projeto, os alunos assistem a uma animação educativa, de 40 segundos, por um
mundo e um futuro paratodos.

Assistir ao vídeo educativo

Organize uma sessão

O lançamento concomitante nos cinemas e nas escolas públicas tem como objetivo APOIAR causas e lutas da pessoa com deficiência por meio do cinema, visibilizando-as em circuitos culturais mais amplos. Também busca FORTALECER a exibição de filmes brasileiros com temas socialmente relevantes na rede pública de ensino. Qualquer escola pública pode participar!

Cadastrar escola

Material de apoio

PARATODOS inspira perguntas diferentes e debatê-lo pode estimular a busca por ultrapassar nossos preconceitos. O filme conta com um MATERIAL COMPLEMENTAR para inspirar atividades e diálogos a partir do filme. O PDF é acessível e está disponível para download.

Fazer o download (PDF - 1,8 MB)

Calendário de exibições

Confira a programação do PARATODOS no circuito de difusão social.

Consultar calendário

Taturana Mobilização Social Sala 12 Filmes

Este é o início de um movimento, e o nosso desafio não é pequeno: exibir o filme em 2 mil escolas públicas para aproximadamente 200 mil alunos até o final de 2016.

A ideia de levar o PARATODOS à rede pública de ensino nasceu de uma certeza dos realizadores: um filme sobre esporte, seja ele de alto rendimento ou lazer, permite uma abordagem mais ampla, que vai desde mobilidade urbana até acesso a educação e cultura no Brasil. E as escolas são um lugar privilegiado para ampliar esse diálogo.

Assim, a Sala12 desenvolveu um projeto com a Caixa Loterias e o Governo Federal, e repetiu a parceria com a Taturana Mobilização Social, que já levou outros filmes nossos - Cidade Cinza e a Viagem de Yoani - para milhares de pessoas em exibições e outras atividades em instituições de ensino, centros culturais, cineclubes e outros espaços.

O projeto Paratodos nas escolas faz parte do desejo de dialogar e contribuir para a construção de um país mais justo e inclusivo.